Dia 10/27/2022
Tudo o que você precisa saber para a entrega do Livro Caixa Digital do Produtor Rural Webinar do Grupo Agros apresenta boas práticas para facilitar a vida do produtor
Instrumento de escrituração contábil para pessoas físicas que possuem operações rurais, obrigatório àqueles que obtiveram receita bruta da atividade igual ou superior a R$ 4,8 milhões, o Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) tira o sono de muitos empreendedores do agronegócio. Com a proposta de esclarecer dúvidas e apresentar boas práticas para a entrega do LCDPR, o Grupo Agros realizou nesta sexta-feira, 14 de outubro, Webinar com a participação dos colaboradores Márcia Barbieri e Carlos Alves. De forma didática e objetiva, os especialistas frisaram a importância de que o produtor mantenha suas informações organizadas, separando aquilo que é do “negócio” do que é “particular”, o que garante mais confiabilidade ao processo, propiciando, ainda, uma melhor gestão com decisões mais seguras e assertivas. Entre as dicas para um bom planejamento estão organizar a documentação dos imóveis e a forma de exploração de modo que se tenha os benefícios tributários aliados à facilidade na operação; ter contas bancárias especificas para a Atividade Rural; acompanhar o Livro Caixa no decorrer do ano para que se consiga tomar uma decisão em tempo; além de prever os reflexos tributários e seus impactos no negócio.
O que deve ser declarado Márcia e Carlos destacaram que deve se ter cuidado com as informações declaradas pois hoje existe um cruzamento de dados entre todos os órgãos fiscalizadores, cada vez mais automatizado. A importância de um bom Software Não há programa gratuito disponibilizado pelo Governo para gerar o LCDPR, cabendo ao produtor contratar um Software para isso. Desenvolvido pela Agro1, o Grupo Agros oferece uma ferramenta segura e de simples manuseio, onde é possivel ter toda a gestão da sua propriedade (Custos, Financeiro, Contabil, Estoques) em um único lugar, evitando eventuais inadequações e consequentes penalidades. Dentre as vantagens da solução estão: •Facilidade nos registros integrados; •Conciliação facilitada com importação de arquivo de extrato bancário; •Fluxo de Caixa atualizado; •Utilização de relatórios e Simulador do Imposto de Renda para antecipar decisões dentro dos prazos; •Segurança ao bloquear períodos já conciliados. •Sistema Integrado A utilização do sistema, que permite o compartilhamento do acesso com contadores e consultores financeiros, também ajuda a criar rotinas de conferência, conciliações com fluxo de caixa, garantir que todas movimentações do negócio estejam lançadas no sistema (via ferramentas e importação de extrato bancário), facilidade nos registros (escrituração em tempo real das operações) e utilização da informação para conhecer a performance do negócio.
Saiba mais •O LCDPR é um livro fiscal, contendo apenas informações de interesse do fisco Federal; •A entrega da declaração deve ser feita apenas por meio digital; •O Livro deve ser apresentado, anualmente, no prazo da DIRPF, salvo nos casos especiais de espólio e saída definitiva do país. Em relação às atividades agrícolas de 2022, o prazo de entrega do LCDPR será 30 de abril de 2023. Isso significa que quem produz deve ter até o último dia útil de abril de cada ano (ano receita bruta total) para o envio do documento; •Cuidado na declaração da Receita, deve ser declarado a Receita Bruta e não a Receita Liquida, caso opte pelo limite de 20% sobre a Receita Bruta total estará incorreto. Reconhecendo as retenções devidamente; •Não existe DIRPF sem validar LCDPR. Os valores devem apresentar o mesmo resultado;
Frase: “O LCDPR é a etapa final de um processo. Para se chegar nela com qualidade, é preciso estar atento ao caminho da informação e à checagem das transações”.
#agro1 #grupoagros #webinar #live #lcdpr #livrocaixa #produtorrural #agronegocio