Dia 3/13/2023
Embora não haja “bala mágica” capaz de garantir uma apresentação de sucesso, há técnicas que permitem que todo palestrante ou orador seja bem-sucedido em sua jornada. Essa foi a essência do painel conduzido pelo jornalista, advogado e escritor, Salus Loch, no Café com Conceito do Grupo Agros, na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro.
Em sua explanação, Salus destacou que o primeiro passo é ter clareza do que se quer transmitir, adequando a narrativa ao perfil do público (audiência). Ele também revelou estratégias para driblar o medo na hora de subir ao palco (físico ou virtual), enfatizando que o domínio do assunto e a preparação são os principais aliados do apresentador.
Ao final, o jornalista compartilhou a metodologia chamada “roteiro da transformação do público”, idealizada pelo norte-americano Phill Waknell, que visa a conduzir a plateia à ação. Segundo Salus, o mapa de Waknell serve ainda para planejamento de eventos, redação de propostas, preparação de entrevistas de emprego ou até mesmo textos a serem enviados à imprensa e e-mails considerados difíceis.
Uma apresentação bem-sucedida deve ter:
– Começo emocionante/impactante;
– Conteúdo relevante;
– Final transformador.
Sete erros a serem evitados
Conforme a empresa norte-americana “Ideias no Palco”, estes sete problemas comuns em slides podem – e devem – ser evitados. São eles: