Dia 9/30/2021
As primeiras lavouras de milho apresentam, na média, bom desenvolvimento, reflexo de condições favoráveis para semeaduras, com chuvas que proporcionaram emergência uniforme. Apesar do cenário geral positivo, no entanto, algumas lavouras sofreram com granizo – acarretando danos na área foliar, embora a perda da produtividade provavelmente tenha sido baixa, em razão das plantas se encontrarem de modo geral abaixo do estádio V3.
Devido ao aparecimento da cigarrinha na última safra e também a persistência durante o período de entre safra, o que causou bastante preocupação aos produtores, notou-se uma ação efetiva do agricultor – com o uso de armadilhas e aplicações conscientes, o que minimizou, até então, a ocorrência do inseto praga nas unidades atendidas pelo Grupo Agros.
No momento, os primeiros milhos semeados estão em fase que exige adubação nitrogenada, sendo importante que o produtor fique atento às condições climáticas, realizando as aplicações de modo parcelado (em duas a três vezes), sempre que possível, em ambientes pré-chuva - o que gera melhor aproveitamento do nitrogênio.
Nesta safra, chamam a atenção a sanidade – sem a identificação de pressão de pragas (à exceção da ação eficaz que combateu a cigarrinha) – e o clima, com chuvas regulares, beneficiando o produtor, indicando até o momento uma boa safra de milho.