Dia 3/24/2023
👉🏻 No Grupo Agros, cabe à Agro1 liderar a inovação tecnológica – do campo ao escritório. Para tanto, além da função primordial do ser humano, a automação integra o processo, especialmente, junto ao Setor de Qualidade de Software (QA) da empresa. Também chamado de Departamento de Testes, é dali que partem as validações de todas as melhorias feitas nos sistemas, com destaque ao Agrogestão.
🎯 Para detalhar como funciona essa engrenagem, os colaboradores do QA da Agro1, William de Almeida e Carlos Bezerra, explicaram as diferentes etapas de testagem, enfatizando o uso da ferramenta Ranorex, adotada pela empresa para operacionalizar o trabalho. “O Ranorex é uma ferramenta de automatização de testes para Sistemas desktop, web, mobile. Desenvolvido pela Ranorex GmbH, é representado no Brasil pela Embarcadero”, resumiram os painelistas.
Como funciona o Ranorex? Executa passos previamente gravados; Identifica campos, componentes e valores nas telas; Possibilita a validação de valores e imagens.
Futuro da automação William e Carlos ainda falaram a respeito do futuro da automação no Grupo Agros, que deve passar pelos seguintes pontos: • Aumento da cobertura de testes em todos os projetos. • Modularização de projetos separadamente (AgroGestão, AgroSementes, AgroLavoura, Laboratório). • Diminuição do impacto ao cliente, após alterações e melhorias no software.
O que é automação de testes É o uso de software para controlar a execução de testes através da aplicação de estratégias e ferramentas, comparando os resultados esperados com os resultados reais. Seus objetivos são a redução do envolvimento humano em atividades manuais, de tempo demandado e de custo final. A execução de testes automatizados vem gradualmente a assumindo um papel cada vez mais importante nas equipes de quality assurance (QA) das organizações.